Os segredos da produtividade por trás de uma boa gestão
Escrito por Taynah Cristina Ferreira MonteiroA cadeia produtiva do leite vem conquistando cada vez mais seu espaço no agronegócio brasileiro e contribuindo com a economia nacional, isso se dá pela sua expressiva geração de empregos, rendas e tributos.
Concomitante a isso, o setor leiteiro, na última década, aprimorou as tecnologias produtivas, bem como, os aspectos de bem-estar animal, que estão cada vez mais sendo valorizados pelo mercado consumidor. Em contrapartida, carece de atenção em pontos como gerenciamento geral da atividade, a fim de melhor organização para manter o reconhecimento já alcançado.
A nível de campo discute-se pouco com pecuaristas sobre a importância da gestão rural e da administração de recursos nas propriedades rurais. Deste modo, é importante ter em vista que uma gestão de qualidade retorna positivamente em relação a:
- Administração de custos;
- Controla entradas e saídas;
- Garante uma boa organização;
- Possibilita que o gestor possa detectar falhas;
- Prever possíveis prejuízos;
- Mudar a forma de trabalho quando necessário;
- Quantificar o lucro líquido.
Em suma, permite um planejamento mais assertivo sobre o futuro da propriedade quanto a investimentos e tomada de decisão.
Um ponto central da gestão rural é viabilizar que o pecuarista tenha ciência dos custos da sua produção. Esse mecanismo possibilita um melhor controle e direcionamento da atividade, dando informações confiáveis para realizar possíveis investimentos tecnológicos que possam alavancar a produtividade do seu rebanho, além de ser uma vantagem ao negociar com as indústrias, barganhar por políticas públicas ou apoio de outros setores da sociedade.
A gestão é necessária em qualquer empreendimento, mas vem ganhando maior atenção em setores produtivos ligados à produção de alimentos, especialmente porque o setor tem chamado cada vez mais atenção das indústrias para implantação de tecnologias inovadoras nesse mercado. A gestão é a ferramenta ideal para mensurar a viabilidade econômica de investimentos que podem aumentar a competitividade do setor em nível internacional.
O diferencial de uma gestão bem feita
Frente a um cenário cada vez mais competitivo, o agricultor que tem uma boa visão econômica da propriedade, possui um diferencial em relação a planejamento financeiro e produtivo, e dificilmente é afetado fortemente pelas oscilações do mercado. Ao utilizar ferramentas administrativas, são definidos os objetivos, as metas e as estratégias, que garantam um crescimento focado, com um maior aproveitamento dos recursos e maximização dos resultados.
Por onde começar
Para os agricultores que ainda não olharam para suas propriedades nessa perspectiva, medidas simples de gestão podem ser introduzidas na rotina, sendo ajustadas de acordo com a realidade de cada produtor:
- Caderno de campo com anotações de entradas e saídas;
- Registro de assiduidade;
- Comprometimento e responsabilidade dos colaboradores;
- Anotar dados em planilhas ou programas de gestão de rebanhos como o Gerencia leite;
- Organizar notas e documentos.
O estabelecimento de regras gerais, entre outras ações, são singelos exemplos que auxiliam no funcionamento da empresa rural.
No Gerencia leite, os dados do rebanho estão contigo, onde você estiver. Seja no seu celular, tablet ou computador, você está no controle, e as informações estão prontas para você.
Gostei! Quero acomanhar o meu rebanhoPara um bom desenvolvimento das atividades, é necessário que haja alguém com características de gestor. Este, deve despertar em todos os colaboradores o anseio do crescimento individual concomitante ao crescimento geral da propriedade rural. Para ressaltar tais informações, Callado (2008), afirma que um bom gestor tem como dever procurar sempre se atualizar profissionalmente, além de zelar pela profissão e construir projetos ousados, mas sem esquecer-se da humildade e o espírito de liderança, pois desta forma obterá sucesso em seu empreendimento.
Em virtude dos fatos mencionados, é valido concluir que a gestão/administração rural é de relevância incontestável para o setor do agronegócio, entretanto, tem sido pouco valorizada.
Uma sugestão é que os produtores, bem como os profissionais do ramo leiteiro, designem mais atenção aos aspectos administrativos, para que consigam ter maior domínio do negócio que gerenciam e passem a tomar decisões mais embasadas. Essas mudanças podem ser gradativas e começar com ações cotidianas que passam despercebidas e que são essenciais para a construção do histórico econômico da atividade.
O seu rebanho de onde você estiver, quando você quiser
Todos os dados da sua propriedade, de forma fácil. Com o Gerencia leite, você sempre estará um passo à frente. Sabendo o que, onde e como melhorar em sua propriedade.
Quero o melhor para o meu rebanho