Trazendo o manejo de gado leiteiro para século XXI

Escrito por Rodrigo Knolseisen

"Acredito em Deus, todos os outros devem apresentar dados e fatos", essa é uma famosa frase do matemático e pesquisador americano William Edwards Deming e podemos aplicar ela no manejo de gado leiteiro.

O achismo custa caro, e são dados e fatos, em tempo real, que podem levar a sua propriedade para o próximo nível, produzindo mais e gastando o seu tempo e energia no que realmente importa.

Saia do papel, acompanhe as principais métricas do seu rebanho

Ter acesso as principais métricas e dados do seu rebanho é o mínimo necessário para tomar decisões assertivas sobre sua propriedade e seu rebanho. Preencher os dados de seus animais em uma prancheta - ou em qualquer papel - é um primeiro passo mas, mais cedo do que tarde, a organização vai ser muito difícil, e você vai gastar muito tempo para ela ser efetiva. Todo esse tempo vale a pena?

Sair do papel para uma ferramenta que atualize os dados de forma automática não só vai te salvar tempo, como vai conseguir trazer para a sua propriedade dados ainda mais precisos e importantes.

Quais os dados que devem ser acompanhados, seja no papel ou - melhor ainda - em uma ferramenta online? São vários, os mais básicos são os seguintes:

Controle do rebanho

Quantos animais existem na propriedade? Vacas lactando estão gerando leite, o que traz a receita para a propriedade, quantas vacas estão lactando? Qual a porcentagem de vacas lactando dentro do número total de vacas? Quantas bezerras estão esperando pelo desmame?

O controle do rebanho nas suas mãos

No Gerencia leite, os dados do rebanho estão contigo, onde você estiver. Seja no seu celular, tablet ou computador, você está no controle, e as informações estão prontas para você.

Gostei! Quero acomanhar o meu rebanho

Essas são algumas das perguntas que, quando respondidas, trazem uma visão global do rebanho e ajudam muito no manejo do gado, a definir os próximos passos da sua propriedade leiteira.

Média de dias em lactação

A duração média, em dias, das lactações acontecendo no momento em todos os animais do rebanho.

Por que é importante?

O objetivo é garantir que este número esteja abaixo de 180 dias. Isso porque, quanto maior a média de dias em lactação do rebanho, há uma maior proporção de vacas do meio para o fim da lactação, fases em que a produtividade é naturalmente menor.

Indicadores reprodutivos

O número de serviços por concepção, ou seja, quantas inseminações foram necessárias até a prenhez ser confirmada, é uma das muitas métricas reprodutivas que devem ser acompanhadas tanto a nível de rebanho, quanto a nível individual.

Para bezerras e novilhas, o ganho de peso médio diário

Acompanhar o peso do rebanho, em especial das bezerras e novilhas, é muito importante para otimizar a dieta dos animais. Com esses dados na mão, saber quando elas estão prontas para o desmame ou a inseminação fica muito mais fácil, o que torna o seu manejo mais eficiente e barato.

Uma ferramenta para te ajudar no controle de peso

No Gerencia leite, o cálculo do GPDM é automático. Você só precisa adicionar o peso do animal e... Pronto! Melhor do que isso, você tem acesso ao GPDM desde o nascimento, como em cada intervalo de pesagem.

Gostei! Quero acomanhar o peso do meu rebanho

Como falamos nesse artigo sobre a alimentação de bezerros, até o desaleitamento, é importante conseguir manter o ganho de peso médio diário próximo de 0,35kg/dia. Conforme o animal vai crescendo esse número aumenta, e a novilha holandesa, próxima do período de reprodução, deve manter um número próximo a 0,7kg/dia.

O manejo do rebanho onde e quando quiser

Segundo a PNAD 2018 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), os celulares são o principal meio de acesso à internet no Brasil. O telefone celular é usado tanto na área rural, por 97,9% daqueles que acessam a internet, quanto nas cidades, por 98,1%.

Ou seja, não basta apenas tirar os dados do papel e levar eles até um computador, os dados do seu rebanho devem ser acessados por você de forma fácil, quando e onde você quiser.

Não importa se você está em casa em um computador, na propriedade usando o celular, ou em qualquer lugar, é muito importante que esse acesso seja fácil, e que você tenha certeza que seus dados estarão seguros.

Você não pode depender da sorte - um raio que queime o seu computador não pode pôr em risco todos os dados que você já coletou.

Por onde começar? Escolhendo a melhor plataforma

Para você ir além do papel, existem hoje diversas plataformas online, sistemas de computador e aplicativos de celular que podem te ajudar na gestão do seu rebanho.

E o que é importante para garantir que você vai conseguir ter o maior benefício com a plataforma que escolher? Acreditamos que são os seguintes pontos:


Gerencia leite

O seu rebanho de onde você estiver, quando você quiser

Todos os dados da sua propriedade, de forma fácil. Com o Gerencia leite, você sempre estará um passo à frente. Sabendo o que, onde e como melhorar em sua propriedade.

Quero o melhor para o meu rebanho