Fizemos o feijão com arroz, e agora? - Os próximos passos do produto
Escrito por Rodrigo KnolseisenNesses últimos meses finalizamos as entregas de funcionalidades mais “óbvias”, o feijão com arroz dentro da proposta do Gerencia leite - como genealogia, divisão em lotes, controle sanitário… - e perdão pelo jabá mas… Ficou muito bom, se não conhece e tem gado leiteiro, bora lá, conheça o produto, e venha testar, os primeiros meses são por nossa conta! Bom… Voltando:
Ficou cada vez mais difícil separar o joio do trigo, priorizar melhorias e novas funcionalidades alinhadas com onde tanto nós do time do Gerencia leite, quanto nossos usuários querem chegar.
E afinal, o que seria a proposta de negócio do Gerencia leite? Nós acreditamos que o achismo custa caro, pois é muito difícil ter uma propriedade com lucro sem gerenciar informações, e sendo o melhor sistema para gestão e manejo de gado leiteiro vamos ajudar os produtores de leite a chegarem cada vez mais longe com o seu rebanho, afinal quanto custa trabalhar sem saber o retorno?
No Gerencia leite, os dados do rebanho estão contigo, onde você estiver. Seja no seu celular, tablet ou computador, você está no controle, e as informações estão prontas para você.
Gostei! Quero acomanhar o meu rebanhoEsse é nosso norte - ser o melhor sistema para gestão e manejo de gado leiteiro, aumentando o lucro de quem usa - e, se sabemos onde queremos chegar, agora precisamos então traçar um plano, uma sugestão de por onde ir e por que. E como fizemos isso?
Nós nos reunimos, discutimos, definimos pilares e valores que queremos usar como bússola nesse caminho. Depois disso, entendemos se já estamos no caminho certo ou precisamos de uma correção de curso, e então traçamos planos em cima disso. E melhor, com essas bússolas definidas, ficou mais fácil priorizar tanto novas ideias, quanto o que já tínhamos mapeado. Além disso, o mais importante, tirar a prioridade do que não está alinhado.
Os benefícios que o Gerencia leite deve entregar - Tempo, Dinheiro e Alegria
Vamos chamar os pilares que definimos como nossa bússola de benefícios, uma abstração do que queremos entregar, são nosso guia, e dividimos em três: tempo, dinheiro e alegria. Isso é o que vamos trazer para as propriedades rurais que utilizam o Gerencia leite, e com isso chegar cada vez mais perto da nossa proposta.
Bem, como estamos nos saindo?
Para nossa sorte, dos 3 pilares, os dois primeiros podem ser quantificados de forma relativamente fácil, temos unidades de medida fáceis para eles. Tempo pode ser medido em horas/minutos, e dinheiro em valor financeiro, R$ (reais). Para alegria, não temos uma unidade exata. Dependemos de pesquisas de satisfação, perguntas para entender product-market-fit e dados qualitativos para nos ajudar a entender melhor onde estamos nesse benefício.
E como nos saímos de largada em cada um deles? Vejamos:
Nossos usuários gastam de 2h a 3h por semana usando o Gerencia leite - Uma média de acesso diário entre 15 e 20 minutos. Assumindo uma semana produtiva de 40h de trabalho, exigimos de 5% a 7,5% do tempo do produtor rural. Além disso, o período inicial, duas primeiras semanas, em geral é um ofensor ainda maior, pois ali o usuário tem a necessidade de alimentar o sistema com todo um histórico da propriedade.
Sobre dinheiro, mais fácil de medir ainda, cobramos hoje R$99,90 / mês para quem tem uma propriedade, acrescentamos R$35,00 na mensalidade para cada propriedade a mais que esse usuário gerencia - Baratinho ein?! Da cerca de o que, 1l de leite por dia? Mas não deixa de ser um gasto.
Por fim, alegria. Apesar de ser o mais difícil de medir, tentamos, e pegamos alguns pontos em entrevistas recentes com usuários como base. O fato de um grupo de usuários que começou a usar a ferramenta recentemente ter tido muitas dúvidas de início de como certas partes funcionavam, mostra que a plataforma tem uma curva de aprendizado maior do que poderia, e que o material de apoio que temos não foi o suficiente. Também precisamos levar em conta que aprender uma nova ferramenta sempre vem com um grau de insegurança, e ninguém é feliz inseguro.
O quão ruim é esse saldo negativo? Precisamos de uma correção de curso?
Bem, depende do quanto de valor entregamos, se esse valor é o suficiente para “virar o jogo”, cobrir o saldo que estamos devendo.
Se olharmos para os grandes números, temos razões para estar bem otimistas na verdade. Em mais de um ano de Gerencia leite com clientes pagantes, tivemos apenas uma assinatura cancelada- e continuamos em contato com o cliente, estamos trabalhando duro para reverter - também estamos aumentando o nosso Ticket médio, ou seja, clientes que gerenciam mais propriedades entrando e vendo valor, além de uma recorrência de acesso ótimo, e com tempo de uso por sessão que da inveja para muita plataforma.
É quando nos debruçamos mais em alguns detalhes, e pegamos informações mais granulares, aí sim que alguns pontos de atenção começam a aparecer.
Ao ouvirmos de pessoas que estão gostando muito, mas não entenderam como funciona alguma parte, ou tem dificuldade em outra funcionalidade, mostra espaço para melhoria tanto em usabilidade, como na forma que apresentamos informações de uso (alegria e tempo!).
Por fim, e sim, mais importante, encontramos nossa maior dificuldade. Em alguns momentos, não fica claro para o usuário se o Gerencia leite economiza ou gasta o seu tempo. Em algumas entrevistas e conversas, além do motivo do cancelamento que tivemos, ouvimos mais de uma vez “Não tenho tempo”, “Não uso tudo por que falta tempo”, “Não atualizei essa semana, pois não deu tempo…”. BINGO! Encontramos um sinal de alerta, o lugar que precisamos de uma correção de curso, e é sobre o valor percebido do tempo!
E agora? Bem, existem duas formas de resolver esse problema, podemos diminuir o saldo que temos de tempo, ou seja, tornar o uso do Gerencia leite mais ágil, ser mais rápido para adicionar dados, além disso a outra forma é conseguir assimilar informações de forma mais eficiente e acionável. O ideal? Atacar as duas frentes, ser mais rápido de editar, e conseguir informações que trazem sucesso mais rápido.
O que vamos fazer sobre?
Depois que conseguimos clareza dos benefícios que queremos entregar, o que estamos devendo em cada um deles, e em que lugares estão as maiores dores dos nosso usuários, o próximo passo foi mapear soluções para esses problemas, divididos dentro dos benefícios que queremos entregar com eles.
O que podemos entregar para salvar o tempo de quem usa o Gerencia leite
- Primeiro Acesso: Poder colocar vários dados básicos de diversos animais de início em lote/grupo, rende e ajuda na economia de tempo, em especial nas duas primeiras semanas que exigem mais;
- Dados de raça e grau de sangue: Ter todos os dados e indicadores zootécnicos centralizados ajuda na organização e no acesso da informação.
- Relatório de possíveis dores de cabeça: Com uma relação de animais que merecem uma atenção especial, podemos entregar algo acionável em poucos cliques, com os principais problemas do rebanho mapeados em um só lugar. Exemplo de algumas possíveis dores de cabeça são:
- Animais que mais caíram produção leiteira;
- Animais com maior DEL (Dias em lactação) vazios;
- Novilhas com mais de 18 meses que estão vazias;
- Vacas com menos de 60 dias para parir que ainda não estão secas.
O que podemos entregar para trazer mais dinheiro para nossos usuários
- Notificações de atividades chave: Garantir que o produtor não vai perder uma data de secagem, ou cobertura por exemplo;
- Visualizações acionáveis com histórico da propriedade: Atualmente o foco do Gerencia leite é “no hoje”, uma fotografia do momento, iremos identificar quando algo está com tendencia de estar melhorando ou piorando;
- Indicadores de mastite: Melhoria na CCS (Contagem de Células Somáticas) do rebanho garante maior pagamento quando recebe pagamento com variável de qualidade do leite.
O que podemos fazer trazer mais alegria enquanto usam o Gerencia leite
- Garantir que na primeira vez que usar, o usuário tenha um primeiro sucesso: O valor do Gerencia leite aparece depois que o usuário tem pelo menos meia dúzia de animais cadastrados, e com pelo menos uma informação reprodutiva (cobertura, confirmação de prenhez ou parto).
- Trazer mais informações gráficas e acionáveis: Informações simples e acionáveis, com rankings e comparações por exemplo, ajudam na hora de tomar decisões sobre no que e quando atuar.
Como priorizar esses benefícios e chegar lá?
Além desse novo grupo de soluções que temos mapeados, também conseguimos dividir nesses grupos nossas antigas priorizações / backlog, e despriorizar o que parece não se encaixar ou não move a alavanca em nenhum dos benefícios que queremos entregar para nossos usuários.
Pontos que podem ser unificados e/ou ajudar a resolver mais de um pilar foram priorizados, então a próxima entrega que vamos focar vai juntar a parte de Primeiro Acesso do benefício tempo, com a parte de Primeiros sucessos do dopamina.
E depois? Continuamos a mergulhar de cabeça em pensar e atuar sobre “O que podemos entregar para salvar o tempo de quem usa o Gerencia leite” e, medindo recorrentemente com nossos usuários, onde estamos em cada um dos nossos pilares, podemos ir ajustando as velas, para chegar cada vez mais próximos de nossos objetivos. Afinal, se queremos o sucesso de quem usa o Gerencia leite, é conversando, convivendo e entendendo todas essas pessoas fantásticas, que vamos cada vez mais longe.
O seu rebanho de onde você estiver, quando você quiser
Todos os dados da sua propriedade, de forma fácil. Com o Gerencia leite, você sempre estará um passo à frente. Sabendo o que, onde e como melhorar em sua propriedade.
Quero o melhor para o meu rebanho